Patrocínio:
A empresa Personal Service está patrocinando, através da lei de incentivo à cultura, a 4ª edição do Programa Imagens em Movimento.
Breve Histórico do Projeto:
O Programa oferece oficinas gratuitas de cinema para estudantes de escolas públicas onde os alunos participantes das oficinas vivenciam todas as etapas de realização de um filme – desde o roteiro até a edição final.
O Programa acontece em parceria com uma rede de organizações internacionais, fundada em 1995, com o nome “Cinema, cem anos de Juventude”. Hoje, projetos de 10 países integram esta rede, em que todos os alunos participantes realizam um grande intercâmbio de realizações audiovisuais.
O Programa Imagens em Movimento é o pioneiro na América Latina a participar deste núcleo internacional dedicado à pedagogia do cinema nas escolas
O método de ensino trabalhado no Imagens em Movimento foi criado na França, por um grupo de cineastas franceses que decidiu compartilhar com algumas crianças e adolescentes a aventura de fazer um filme.
A Cinemateca Francesa recebe a cada ano uma comitiva de alunos, cineastas e professores envolvidos nas ações internacionais parceiras. Mais de 500 jovens se reúnem, assim, para a exibição de seus filmes na maior sala desta Cinemateca. Os pequenos realizadores respondem então a perguntas da plateia sobre o processo de realização de seus filmes, compartilhando aprendizados, dificuldades e descobertas. A sessão é aberta ao público e conta com a participação do cineasta Costa-Gavras, presidente da Cinemateca Francesa e padrinho do programa “Cinema, cem anos de juventude”. Em 2014, alunos do Rio de Janeiro irão participar deste encontro internacional e terão seus filmes projetados nas sessões que acontecerão em junho.
Os estudantes beneficiados pela 4ª edição do programa Imagens em Movimento terão aulas semanais com profissionais de cinema e realizarão seus próprios curtas-metragens, com a orientação destes profissionais. O foco principal do programa é promover a sensibilização dos estudantes para a arte e despertar do gesto criativo em cada um deles, garantindo o seu direito de acesso à cultura. A participação dos alunos é voluntária e as oficinas são oferecidas durante o contra-turno, período em que eles não teriam aula. Desta forma, os estudantes vêm descobrindo uma nova motivação para ir à escola, encontrando ali um espaço de liberdade de expressão e de valorização de suas experiências sensíveis.