Imagens em Movimento

Patrocínio:

A empresa Personal Service está patrocinando, através da lei de incentivo à cultura, a 4ª edição do Programa Imagens em Movimento.

Breve Histórico do Projeto:

O Programa oferece oficinas gratuitas de cinema para estudantes de escolas públicas onde os alunos participantes das oficinas vivenciam todas as etapas de realização de um filme – desde o roteiro até a edição final.

O Programa acontece em parceria com uma rede de organizações internacionais, fundada em 1995, com o nome “Cinema, cem anos de Juventude”. Hoje, projetos de 10 países integram esta rede, em que todos os alunos participantes realizam um grande intercâmbio de realizações audiovisuais.

filmagemO Programa Imagens em Movimento é o pioneiro na América Latina a participar deste núcleo internacional dedicado à pedagogia do cinema nas escolas

 

O método de ensino trabalhado no Imagens em Movimento foi criado na França, por um grupo de cineastas franceses que decidiu compartilhar com algumas crianças e adolescentes a aventura de fazer um filme.

A Cinemateca Francesa recebe a cada ano uma comitiva de alunos, cineastas e professores envolvidos nas ações internacionais parceiras. Mais de 500 jovens se reúnem, assim, para a exibição de seus filmes na maior sala desta Cinemateca. Os pequenos realizadores respondem então a perguntas da plateia sobre o processo de realização de seus filmes, compartilhando aprendizados, dificuldades e descobertas. A sessão é aberta ao público e conta com a participação do cineasta Costa-Gavras, presidente da Cinemateca Francesa e padrinho do programa “Cinema, cem anos de juventude”. Em 2014, alunos do Rio de Janeiro irão participar deste encontro internacional e terão seus filmes projetados nas sessões que acontecerão em junho.

Os estudantes beneficiados pela 4ª edição do programa Imagens em Movimento terão aulas semanais com profissionais de cinema e realizarão seus próprios curtas-metragens, com a orientação destes profissionais. O foco principal do programa é promover a sensibilização dos estudantes para a arte e despertar do gesto criativo em cada um deles, garantindo o seu direito de acesso à cultura. A participação dos alunos é voluntária e as oficinas são oferecidas durante o contra-turno, período em que eles não teriam aula. Desta forma, os estudantes vêm descobrindo uma nova motivação para ir à escola, encontrando ali um espaço de liberdade de expressão e de valorização de suas experiências sensíveis.