Fundação Gol de Letra

Apoio:

A Personal Service apoia a Fundação Gol de Letra e o Projeto Caju, Esporte e Educação.
Uma organização não governamental que desenvolve práticas e saberes educativos para mais de 1300 crianças, adolescentes e jovens de 7 a 30 anos, nas cidades de Rio de Janeiro (bairro do Caju) e São Paulo (Vila Albertina), além de trabalhar com a disseminação de suas práticas socioeducativas para outras comunidades, em parceria com organizações locais, resultando em mais 1.800 crianças e adolescentes atendidos de forma direta.

Breve Histórico da Fundação Gol de Letra:

fgl-2A fundação foi criada em 1998, pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, com o objetivo dar outra perspectiva de vida para crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis. Reconhecida em 2001 pela UNESCO como instituição modelo, a Gol de Letra baseia sua atuação em programas de Educação Integral, com atividades de Esporte, Arte, Lazer e Empregabilidade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e educacional, além de promover a participação das famílias e o fortalecimento das comunidades.

A abordagem didática da Fundação Gol de Letra é baseada em três pilares: aprender (aprendizagens para educação integral), conviver (desenvolvimento de valores e regras de convivência) e multiplicar (formação de crianças, jovens, adolescentes e adultos como multiplicadores de conhecimentos e atitudes).

Na fundação, os alunos têm acesso a teatro, leitura, música, dança, redação, dicas de cidadania, práticas esportivas, oficinas de empregabilidade, entre outras atividades.

Projeto Caju, Esporte e Educação:

fgl-3O Projeto é uma ação contínua de esporte educacional, que acontece na sede da Fundação Gol de Letra no Rio de Janeiro, atendendo com maior conforto e segurança aos moradores das comunidades do complexo de comunidades do Caju.

O objetivo geral do projeto é “Contribuir para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de aprendizagens esportivas e de convívio social, que inclusive envolvam suas famílias e outros atores, como escolas públicas e moradores das comunidades locais do bairro do Caju”.

O projeto “Caju Esporte e Educação”  oferece atividades socioeducativas de esportes para 250 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 15 anos (atendimento direto), oferecendo modalidades: Futsal, Basquete, Voleibol, Handebol e Skate.